quinta-feira, 8 de março de 2018

A história da Rê Calixto - parte 1 (o diagnóstico)


Por Rê Calixto


Resolvi contar minha trajetória pra vocês hoje! Então... Senta que lá vem história rsrs
Eu sempre fui uma pessoa conectada com saúde, comia "saudável" (leia-se pirâmide alimentar desatualizada) e sempre fiz muito exercício físico, era bailarina clássica, dançava jazz, fazia natação, ia pra academia... Fiz faculdade de fisioterapia porque adorava movimento, meu sonho era trabalhar com esporte, fitness, bem-estar. Meu problema era o tal TCC (transtorno do comer compulsivo) ou seja, eu fazia minha refeição saudável (arroz, feijão, carnes, frutas, suco de frutas natural) e logo depois detonava 2 pacotes de bolacha ou 1 barra inteira de chocolate.... Não conseguia nem esperar as 3 malditas horas! Meu peso oscilava absurdamente e rapidamente, emagrecia rápido e engordava mais rápido ainda. Eu vivia no Vigilantes do Peso e no endocrinologista. “Precisa fazer mais exercício né Renata, ballet não é esporte...Tem que levar mais a capricho a aula de step Renata, você é muito mole!”

terça-feira, 20 de fevereiro de 2018

Minha experiência com o programa Whole30


Por Liss Bischoff

Meu Whole30 terminou... no dia nr. 26.

No dia 24 de janeiro eu fiz o convite no meu Instagram:

No dia 25 de janeiro eu comecei o programa Whole30 – com mais algumas pessoas que me acompanharam num grupo de whatsApp.
Por 26 dias eu segui direitinho, sem furos. Sem laticínios, sem açúcar ou adoçantes, sem amendoim. Mas hoje, dia nr. 27, eu decidi que era hora de parar e fazer alguns ajustes na minha alimentação. A razão eu explico a seguir.

sexta-feira, 9 de fevereiro de 2018

Aumento dos fatores de risco metabólico 20 anos ou mais antes do diagnóstico de diabetes tipo 2 - experiência do estudo AMORIS


Por: Lissandra Bischoff

Os fatores de risco para Diabetes Tipo 2 (DT2) podem estar presentes muito antes do diagnóstico. Elevação da glicose e dos triglicerídeos foram relatados até 10 a 15 anos antes do diagnóstico. É provável que os processos subjacentes possam estar ativos ainda mais cedo, mas poucos estudos documentaram o impacto de tais fatores durante um período pré-diabético superior a 10 anos.
Nesse novo estudo, que conta com informações de uma grande coorte sueca, AMORIS – baseada em população com dados relevantes dos fatores de risco para 296.439 indivíduos – os autores buscaram descrever trajetórias para fatores de risco metabólico até 25 anos antes do diagnóstico e estimar o risco absoluto de 20 anos para DT2 com base em um conjunto simples de fatores de risco chave comumente medidos.

terça-feira, 19 de dezembro de 2017

Como reverter a Síndrome dos Ovarios Policísticos com Low Carb

How to reverse PCOS with low carb
by Diet Doctor

A Síndrome dos Ovários Policísticos (SOP) é bem comum, afetando até 10% das mulheres em idade fértil. Além dos problemas menstruais e outros sintomas físicos, é uma das principais causas de infertilidade. 1
Felizmente, existe um tratamento eficaz baseado no estilo de vida.

segunda-feira, 18 de dezembro de 2017

Tem cura?

Por Liss Bischoff

Existe uma polêmica em torno do tema.
Diabetes tipo 2 tem cura?
Síndrome dos Ovários Policísticos tem cura?
Depende o que que se entende por “cura”...

terça-feira, 12 de dezembro de 2017

Sobre adoçantes

Por Liss Bischoff


Hoje eu queria falar sobre um tema que foi abordado no Podcast nr. 70 da Tribo Forte (http://emagrecerdevez.com/tribo-forte-070/) sobre adoçantes.
Rodrigo Polesso começa o assunto assim:
“O segundo ponto, para a gente ir para frente, é do adoçante. Adoçante na forma de refrigerante. Posso tomar refrigerante zero, diet de boa para emagrecer? O racional por trás dessas pessoas é o seguinte… Refrigerante zero e diet é zero em açúcar. A gente imagina que a glicose não será afetada. É zero em açúcar, não vou engordar, tudo bem. Para iniciar essa discussão rápida, tem dois experimentos que foram postados no Diet Doctor. É um experimento pessoal. Uma pessoa que fez. No primeiro essa pessoa tomou o Sprite Zero e monitorou os níveis de glicose no sangue. Como imaginado, Sprite Zero contém zero açúcar, logo os níveis de açúcar no sangue se mantiveram inalterados. Interessante. Então, temos uma prova empírica, nesse caso, de que o nível de glicose com refrigerante zero não é alterado. Isso responde se refrigerante diet e bom para emagrecimento? Não. Outro experimento feio pela mesma pessoa… Dessa vez ele fez tomando Pepsi Max, que é uma equivalente à Coca Zero. A glicose no sangue também seguiu praticamente inalterada. Porém, os níveis de corpos cetônicos caíram quase 50% depois de beber essa Pepsi Max. Eles não voltaram os níveis anteriores mesmo depois de 5 horas. Ele infelizmente não mediu a insulina no sangue. Mas vemos que não alterou a glicose, mas alterou os corpos cetônicos. A gente sabe que os corpos cetônicos são muito sensíveis à insulina. Então, pode ser que o aspartame estimulou um pouco a insulina? Não sei. De fato, fazer os corpos cetônicos caírem não vai ajudar a pessoa a emagrecer. Lembrando que corpo cetônico é do que o corpo se alimenta quando você está em cetose. É quando o copo está adaptado a low carb por um período longo de tempo e está consumindo gordura na forma de corpos cetônicos.”

Como eu cuido dos meus grãos de kefir

Por: Liss Bischoff

Hoje eu vou fazer um post pra explicar pra vocês como eu faço pra cuidar do meu kefir de leite. (obs.: estamos falando apenas do kefir de leite, pois existe também o kefir de água, que não será tratado neste post)

O que é kefir?

Os “grãos de kefir” na verdade não são grãos, mas são um delicado equilíbrio de leveduras e bactérias.
Os grãos de kefir usados para fermentar bebidas, também chamados de Cogumelos Tibetanos, Plantas de Iogurte, Cogumelos do Iogurte, Fungo do Iogurte, Lotus de Neve, tiveram origem no Cáucaso e são constituídos por diferentes microrganismos que ajudam a regular o intestino.
Os grãos de kefir fermentam o leite, transformando o leite cru em uma bebida probiótica e refrescante que tem vários benefícios medicinais. A bebida fermentada é rica em nutrientes (contém altos níveis de vitamina B12, cálcio, magnésio, vitamina K2, biotina, folato, enzimas e probióticos) e é incrivelmente útil para melhorar a digestão e a saúde intestinal.