quinta-feira, 20 de abril de 2017

Jejum e grelina

Fasting and Ghrelin – Fasting 29
by Jason Fung
Tradução de André Marcanth

A grelina é o chamado hormônio da fome. Foi purificado a partir de estômago de rato em 1999 e subsequentemente clonado. Ele se liga ao receptor secretagogo do hormônio de crescimento (GH - growth hormone), que estimula fortemente o GH. Assim, para todos vocês que pensaram que comer faz ganhar tecido magro, é realmente o oposto. Nada desliga o GH como a comida. Naturalmente, o alimento fornece os nutrientes necessários para crescer, assim que na verdade, você precisa de ambos os ciclos de alimentação e jejum para crescer adequadamente. Nem toda a alimentação, nem todo o jejum. A vida está no equilíbrio dos dois. O ciclo da vida é banquete e jejum.
Também foi descoberto que a Grelina aumenta o apetite e ganho de peso. Ela também antagoniza o efeito da leptina (pelo menos nos ratos). A leptina, como você deve se lembrar, é o hormônio produzido por células de gordura que desliga o apetite e nos faz parar de comer. A grelina gera apetite. Então, se você quiser perder peso a longo prazo, você precisa ajustar a grelina.
Então, como fazer isso? Como discutimos na semana passada, comer o tempo todo parece como se isso fosse desligar a fome e a grelina. Mas isso é muito simplista. Surpreendentemente, a resposta é o oposto - o jejum.

quinta-feira, 13 de abril de 2017

Porque você está sempre com fome?

Why you’re always hungry – Fasting 28
by Jason Fung

Você vive com fome? Todos nós pensamos que comer mais vai evitar a fome, mas isso é realmente verdade? Este é o que está por trás do conselho para comer 6 ou 7 vezes por dia. Se você pode evitar a fome, então você pode ser capaz de fazer melhores escolhas alimentares, ou comer menos. A princípio, parece bastante razoável. No entanto, a princípio, o paradigma de Calorias que Entram Calorias que Saem também parece bastante razoável. Como o ouro do tolo, as aparências podem enganar, e nós devemos cavar mais profundamente para apreciar a verdade, se não nós somos os tolos. Então, vamos pensar um pouco mais nisso.
O conselho para comer o tempo todo a fim de evitar a fome assume que comer um pouco vai evitar a fome. Há alguma evidência de que isso seja verdade? Isso responderia com um grande “não”. Alguém inventou isso, e tem sido repetido tantas vezes que as pessoas assumem que é verdade. Na maior parte, tem sido promovido pesadamente pela indústria alimentícia dos petiscos para certificar-se de que a população continua a comprar seus produtos.
Vamos considerar algumas situações análogas. Suponha que você precise urinar. O que é mais fácil?
1.      Apenas segurar até encontrar o tempo/lugar certo.
2.      Fazer apenas uma pequena quantidade de xixi e, então, parar voluntariamente. Fazer isso repetidamente ao longo do dia.

segunda-feira, 10 de abril de 2017

A proteína é importante na dieta cetogênica?

Is Protein in Keto important?
by Simon (Ketoisland.com)
Publicado em 23 de fevereiro de 2017



A proteína é um macronutriente essencial e vem da palavra grega Proteos, que significa O mais importante. Tudo em seu corpo é feito a partir de proteína, desde o seu cabelo, ossos, órgãos, pele; Mesmo hormônios peptídicos são feitos de proteína.
Muitas pessoas acreditam que uma dieta cetogênica é uma dieta rica em proteínas. Este é um mito, uma dieta cetogênica equilibra um nível moderado de proteína com baixo carboidrato e é rica em gorduras saudáveis.
Muitas pessoas também acreditam que o excesso de proteína apenas se transforma em açúcar no corpo. Este é também um mito, uma vez que depende muito do contexto. Vemos pessoas usando a palavra ALTA proteína para alimentar o medo nos outros, sem ao menos definir o que alta proteína é:

sexta-feira, 7 de abril de 2017

Entendendo melhor o início das doenças do coração e das artérias

Há muito sabemos que o colesterol, por si só, não é a maior ameaça às artérias do nosso corpo. O colesterol é como se fosse uma “argamassa” utilizada pelo corpo para “fechar as rachaduras” das artérias (lesões causadas nas artérias que geram inflamação).
Abaixo reproduzo trechos do livro “Você – Manual do Proprietário (Michael Roizen e Mehmet Oz) e uma imagem do livro que ilustra isso. O texto não é direcionado a médicos ou estudantes, pelo contrário, ele é voltado para o público leigo e explica de maneira simples e didática, para o público comum, como ocorrem os danos nas artérias do coração. Lembro, no entanto, que esse livro foi publicado há mais de 10 anos atrás e pode estar desatualizado em relação a alguns aspectos técnicos.
No capítulo 2 do livro, os autores tratam do coração e das artérias. E eles discutem 3 mitos relacionados a isso. O segundo mito é: “A maior ameaça às artérias é o colesterol”. E porque é um mito? As explicações trazidas ao longo do capítulo levam à compreensão de como isso está equivocado, o que eles chamam de “destruidor de mitos”.

quinta-feira, 6 de abril de 2017

Eu não estou “fazendo dieta”

Texto original de Lissandra Bischoff

Ás vezes as pessoas me perguntam se eu ainda estou “fazendo dieta”. Mas o que isso significa, afinal?



Se você olhar na Wikipédia, diz lá que “Dieta refere-se aos hábitos alimentares individuais. Cada pessoa tem uma dieta específica.”
Adorei essa definição! Cada pessoa tem uma dieta específica. É isso! Meus hábitos alimentares individuais são a minha “dieta”.
As pessoas costumam ter uma ideia equivocada a respeito disso, de que dieta é uma intervenção alimentar que se faz quando quer perder peso. Com esse conceito distorcido, a pessoa acredita que vai “fazer uma dieta” por um tempo determinado, perder todo o peso que deseja e depois voltar a comer tudo que comia antes. E esse é o grande erro!

quarta-feira, 5 de abril de 2017

A evidência para a restrição calórica

The Evidence for Caloric Restriction
by Jason Fung

Há muitas pessoas, altamente educadas e que se acham inteligentes, que dizem que todas as dietas se reduzem a calorias. Assim, qualquer dieta que funciona automaticamente se resume a cortar calorias. Parece ser uma posição de recuo de muitos acadêmicos e pesquisadores e outros que tendem a não viver no mundo real. Eles dizem “esta dieta (Paleo, Baixo Carb, Whole Food, etc.) funciona porque cria um ‘déficit calórico’”. Ou seja, reduzir as calorias que você come criará um déficit calórico. Eles muitas vezes invocam a antiga regra Calorias que Entram, Calorias que Saem.
Mudança na gordura corporal = Calorias que Entram – Calorias que Saem. Sim. Isso é verdade. Isto é, naturalmente, análogo ao estádio lotado. Mudança na multidão do estádio = Pessoas que Entram – Pessoas que Saem. Mas e daí? Quem se importa?